Inicio » Notícias » Prefeitura resgata suínos criados no bairro Palmital e que sofriam maus tratos

Prefeitura resgata suínos criados no bairro Palmital e que sofriam maus tratos

28 de agosto de 2019

Na tarde desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Santa Luzia apreendeu 10 suínos, entre adultos e filhotes, que estavam sendo criados em perímetro urbano e sofrendo maus tratos, em uma área no bairro Palmital. Agora, o proprietário tem sete dias para buscar os animais e quitar as multas, taxas de apreensão e diárias, além disso, atender todos os trâmites de comprovação de um local adequado para criação dos animais. Caso isso não aconteça, os suínos serão doados a uma instituição de pesquisa já inscrita na Prefeitura e o proprietário corre o risco de sofrer processo criminal por maus tratos.

O Prefeito Delegado Christiano Xavier e o Vice-Prefeito Pastor Sérgio foram até o curral para ver o estado dos animais. “Eles estavam abandonados, sofrendo maus tratos, sem alimentação e sem água. Isso tudo em um espaço apertado. Agora eles estão em local adequado e recebendo tratamento digno”, disse o Prefeito. Os animais estavam em um local pequeno, que dificultava até mesmo a locomoção dos mesmos.

O proprietário dos animais já havia sido notificado no início do mês de junho. Moradores da região faziam reclamações constantes sobre mau cheiro causado pela criação irregular dos suínos em ambiente urbano. Na notificação, os fiscais de posturas do município deram o prazo de 20 dias para que a situação fosse regularizada. Como depois de cerca de 60 dias isso não aconteceu, a equipe voltou ao local e recolheu os animais.

A ação atende às determinações da Lei Complementar 4064/ 2019, que permite o recolhimento de animais nessas situações e a doação para instituições de pesquisa. “Além dos maus tratos, a criação desses animais naquele local prejudicava os moradores”, ressaltou Xavier.