Inicio » Notícias » Professores recebem capacitação sobre empreendedorismo

Professores recebem capacitação sobre empreendedorismo

17 de setembro de 2019

Prefeitura promove curso Jovem Empreendedor Primeiros Passos para profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos

Começou nesta segunda-feira (16), o curso Jovem Empreendedor Primeiros Passos, uma capacitação promovida pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, voltada para professores regentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. As aulas são ministradas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e vão até o dia 20 de setembro.

O objetivo desse trabalho é inserir a temática do empreendedorismo de forma interdisciplinar no currículo escolar com a finalidade de disseminar a cultura empreendedora nas instituições de ensino e possibilitar aos educadores construir uma visão de novas possibilidades de atuação e de compreensão dos conceitos do processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências empreendedoras.

As aulas acontecem na Escola Municipal Maria das Graças, no bairro São Benedito e têm duração de 20 horas aula. Segundo a consultora do Sebrae, Aparecida Oliveira, a capacitação é uma forma de preparar professores e alunos sobre a educação empreendedora. “Temos trabalho desde o ensino infantil até as universidades, no sentido de preparar professores para uma educação empreendedora, para uma vida empreendedora e preparar esses alunos para esse novo mundo em que vivemos. É um repensar a educação”, explicou.

Lecionando na Escola Municipal Edwar Lima, no bairro Palmital, Jacqueline Fernandes acredita que o conteúdo trará muitos benefícios para os alunos. “Como trabalho no Palmital e conheço a condição e necessidade da população de lá, percebo que irá auxiliar sim, pois os alunos têm muito interesse no desenvolvimento e crescimento deles, tanto na área financeira, como também dentro da escola”.

Esse é um segundo momento do projeto. No primeiro semestre, um grupo de diretores escolares e supervisores pedagógicos também receberam uma capacitação. Ilse Maria Severiano, diretora da Escola Maria das Graças participou desse processo e conta o que achou do aprendizado. “Quando fui fazer o curso não sabia o que o empreendedorismo poderia ter relação com a sala de aula, mas quando cheguei lá vi que tem tudo a ver. A realidade de hoje é outra e o mundo exige um aluno que saiba lidar com várias situações e o empreendedorismo vem para isso, desenvolver todas as habilidades dos alunos”, afirma.

Representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o agente de desenvolvimento Diego Ramos contou que a proposta é que o projeto, que consta no plano de governo da gestão, vire projeto de lei e a disciplina entre para o currículo escolar.