Inicio » Notícias » Fumacê contra a dengue esteve nesta quarta-feira no São Cosme e São Benedito

Fumacê contra a dengue esteve nesta quarta-feira no São Cosme e São Benedito

24 de abril de 2024

Dando sequência às ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, no município, as equipes do Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Santa Luzia estiveram nesta quarta-feira (24) nos bairros São Cosme e São Benedito, pela manhã, e continuarão no São Benedito, à tarde/noite.

O cronograma de ação da Secretaria prevê que o serviço será realizado em todos os pontos críticos da cidade, locais onde tem sido relatada maior incidência de casos de contaminação.

Para que essa iniciativa tenha sucesso, é essencial a colaboração da população: nos dias em que o carro do fumacê for passar na sua rua (haverá aviso prévio por meio de carros de som), deixe abertas portas e janelas para que o inseticida penetre nos ambientes internos; movimente objetos que possam servir de abrigo aos mosquitos, como móveis e cortinas; proteja os alimentos; retire a água e a comida dos animais e recolha os passarinhos para onde a fumaça não os alcance.

Também é fundamental orientar as crianças para que não corram atrás do veículo do fumacê. Pessoas acamadas, com problemas respiratórios, idosos e recém-nascidos devem permanecer no imóvel com portas e janelas fechadas. Se todos colaborarem, Santa Luzia vencerá essa guerra contra o mosquito da dengue. Faça sua parte!