Inicio » Notícias » Santa Luzia está entre as 28 cidades mineiras que utilizam pregão eletrônico

Santa Luzia está entre as 28 cidades mineiras que utilizam pregão eletrônico

24 de outubro de 2019

Santa Luzia foi uma das cidades citadas no levantamento inédito da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco-MG) como uma das 28 cidades mineiras que utilizam pregão eletrônico para comprar produtos e contratar serviços na área pública. Esse número corresponde a 3% dos 853 municípios de Minas Gerais. Segundo o levantamento, esse sistema é o que tem menor chance de fraudes e corrupção.

Ao lado dessas 27 cidades, Santa Luzia se antecipa à uma instrução normativa do governo federal que determina que até 1º de junho de 2020 os municípios deverão implantar a metodologia para licitações. Para as cidades com mais de 50 mil habitantes o prazo é ainda mais curto: 3 de fevereiro de 2020.

A Arcco é formada pela Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Procuradoria da República em Minas Gerais (PRMG). Segundo a rede, a utilização do pregão eletrônico é importante porque evita fraudes no processo licitatório.

“Estabelecemos licitações transparentes através de pregão eletrônico e transmitidas ao vivo. Com isso geramos uma economia milionária aos cofres municipais. A concorrência e a transparência são fundamentais para que isso seja possível”, destacou o Prefeito Delegado Christiano Xavier.