Inicio » Cultura » Revolução Liberal de 1842

Revolução Liberal de 1842

18 de março de 2021

A BATALHA DE SANTA LUZIA

O movimento revolucionário que culminou na Batalha de Santa Luzia está inserido no quadro de rebeliões liberais que marcaram o período das Regências e o inicio do Segundo Reinado.

No dia 14 de agosto de 1842, após uma ação do Exército Imperial liderada pelo Barão de Caxias, a tropa rebelde que havia acabado de sair vitoriosa de uma batalha em Sabará – se vê obrigada a retroceder para o Arraial de Santa Luzia do Rio das Velhas. A tropa contava com cerca de 3.300 homens, e o quartel general dos revolucionários foi instalado na casa do Padre Manuel Pires de Miranda (atual sede do Museu Histórico Aurélio Dolabella), onde se reuniam os líderes do movimento. Atiradores rebeldes também foram posicionados pelo Arraial, inclusive nas torres da Igreja Matriz

O líder da tropa legalista, Barão de Caxias, havia marcado um ataque contra os liberais para o dia 21 de agosto, mas um desertor do Exército Imperial comunicou a data prevista para o combate aos rebeldes, que decidiram por surpreender o inimigo, antecipando o ataque.

Durante certo momento a tropa rebelde apresentava vantagem em relação aos legalistas, mas uma manobra realizada pelo Coronel José Joaquim de Lima e Silva, irmão de Caxias, provocou um recuo na posição dos revolucionários, o que possibilitou ao Exército Imperial a tomada das posições dos Liberais em Santa Luzia.

Os legalistas tomaram o quartel general dos rebeldes por volta de 15h, quando se dá o fim do enfrentamento. Documentos indicam que os liberais teriam tido cerca de 60 mortos na batalha, enquanto que os legalistas teriam sofrido 60 baixas.

Pela bravura com que lutaram durante a Revolução Liberal de 1842, os insurgentes passaram a ser chamados de “Luzias”, expressão que, desde então, passa a ser sinônimo de “destemor” e “bravura”.


Voltar

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia


Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252