Inicio » Notícias » IFMG doa 50 máscaras face shield e 50 litros de álcool líquido 70% para a Secretaria de Saúde de Santa Luzia

28 de abril de 2020

Iniciativa se deu após chamamento público, com pedido de doações do executivo.  Outras empresas também já estão em contato com a prefeitura, para fazerem doações,  neste momento de crise

O IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Santa Luzia efetuou na manhã desta terça-feira (28), a doação de 50 litros de álcool líquido 70% e 50 máscaras tipo face shield para o município de Santa Luzia. O material será destinado aos profissionais de saúde da cidade para o enfrentamento da Covid-19 e serão utilizados, exclusivamente, pelos trabalhadores que atuam nas alas de enfrentamento ao novo Coronavírus: UTIs, container, sala vermelha, entre outros. As máscaras serão distribuídas também para os dentistas que terão prioridade em receber o equipamento.

O material foi entregue por representantes da Instituição que vem desenvolvendo várias parcerias com a Prefeitura. Wemerton Luis Evangelista, diretor do IFMG Campus Santa Luzia, explicou que as máscaras face shield são de fabricação própria e estão sendo entregues como forma de auxílio no combate à Covid-19. “Esta ação é desenvolvida dentro da proposta social do IFMG, que visa aproximar a Instituição da comunidade luziense, promovendo ações que vem colaborar com a melhoria da qualidade de vida e combate à doença. O álcool líquido 70 % é produzido em parceria com uma empresa particular. Objetivo é alcançar a Secretaria de Saúde que tem a função de fazer a destinação correta do material”, explica.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Nádia Tomé, a doação é de grande importância para o município. “O material irá fortalecer nossa capacidade de proteger os trabalhadores, principalmente aqueles que atuam na linha de frente, para que eles possam passar por essa pandemia sem comprometer a saúde. O trabalhador é um dos bens mais importantes que temos, então é preciso protegê-los, para que consigam cumprir sua função no atendimento à população”, pontua.

As doações realizadas pelo IFMG fazem parte do projeto Rede de Combate à  Covid e consiste na produção de álcool líquido 70% e máscaras de proteção face shield.

Atualmente são produzidas 12 mil máscaras por mês pela instituição. A intenção é ampliar essa produção para atender um número maior de profissionais da saúde que atuam no combate à doença. O projeto tem como objetivo atender os municípios em que o Campus do IFMG está instalado e em suas proximidades.