Inicio » Notícias » Avenida Brasília é municipalizada e Prefeitura já iniciou plano de obras, que contempla a duplicação de trechos, recapeamento de toda via, praças, alargamentos, ciclovia e muitas melhorias

15 de junho de 2021

Primeira etapa do Projeto de modernização prevê cerca de 20 obras no trecho do bairro Frimisa até a altura do Supermercado Apoio, no bairro Cristina

A partir dessa semana já está municipalizada toda a Avenida Brasília. Agora, sendo uma via municipal, a Prefeitura anuncia a primeira etapa de obras que irão modernizar e trazer melhorias para o trecho que compreende o prédio da Prefeitura até a altura do supermercado Apoio, no bairro Cristina. A via, que também é conhecida como MG 433, até então era do Estado, e através de convênio o município que já fazia toda as obras e manutenções.

Quem passa pela avenida vê as obras de alargamento de trechos e instalação de meios fios que a Prefeitura já tem avançado bastante, e diversas outras intervenções em várias frentes que impactarão positivamente na mobilidade urbana e darão novo aspecto para a avenida, um dos mais importantes acessos ao município.

Entre o conjunto de obras, muitas serão feitas pela própria Prefeitura, algumas licitadas, essas com o recurso municipal já garantido e carimbado, e duas delas serão fruto de contrapartida de empreendimentos.

Veja a seguir:

1 – Asfaltamento e construção de canteiro central na Avenida Álvaro Sales, que corta a Avenida Doutor Ângelo Teixeira da Costa;
2 – Construção de parque linear, praça, e baia de ônibus, na área que fica em frente ao anexo da Prefeitura, onde funciona a Secretaria Municipal de Obras, na Avenida Doutor Ângelo Teixeira da Costa;
3 – Implantação de rotatória na entrada da Estrada do Alto das Maravilhas, próximo à interseção com a rua José Pedro de Carvalho. (Obra a ser licitada e dependente de desapropriações)
4 – Construção de ciclovia na Avenida Frimisa até altura da praça da pedra bonita.
5 – Instalação de passarelas em todas as pontes que ficam ao longo da extensão da avenida, e iluminação externa e interna.
6 – Colocação de meios-fios e construção de calçadas em toda extensão e construção de calçada em pontos que não são privados;
7 – Notificação dos proprietários confrontantes para a construção de suas calçadas;
8 – Recapeamento do asfalto de toda Avenida Brasília;
9 – Construção de baias de ônibus mais amplas e confortáveis;
10 – via de acesso lateral na altura do empreendimento Ville Park Rubi.
11 – Duplicação de diversos trechos, como em frente ao residencial Ville Toronto;
12 – Instalação de vagas de estacionamento 45º em alguns pontos, como na entrada do bairro Duquesa II;
13 – Revitalização de toda sinalização (vertical e horizontal),
14 – Colocação de muretas de divisão da via em alguns trechos e tachões em toda sua extensão.
15 – Construção de uma nova praça no terreno ao lado da Praça Pedra Bonita, que ainda contemplará uma fonte de água; (obra já licitada e prestes a iniciar)
16 – Construção de uma rotatória na altura da fábrica do Café Três Corações, próximo à entrada da região de chácaras (projeto sendo desenvolvido e dependente de desapropriação de área).
17 – Implantação de canteiro central e sinalização horizontal e vertical, em frente ao Condomínio Ville Toronto (obra realizada pelo empreendimento);
18 – Construção de cortina atirantada no barranco que fica ao lado do residencial Ville Toronto, possibilitando a duplicação do trecho da via até o Sesc;
19 – Intervenção no trânsito na saída do Sesc, em frente ao Supermercado Apoio, para tornar seguro o trânsito do local (obra de contrapartida do Supermercado Apoio).
20 – revitalização e paisagismo nas rotatórias