Inicio » Notícias » Biblioteca Municipal otimiza atendimentos com implantação de software “Biblivre”

2 de agosto de 2021

Para empréstimos, basta efetivar o cadastro junto a biblioteca, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h e fica na Estaçãozinha

Com o objetivo de modernizar e otimizar o atendimento na  Biblioteca Pública Municipal de Santa Luzia, foi implantado no local um software de gestão de acervo, o “Biblivre”. Com isso, todo acervo da biblioteca, que conta atualmente com aproximadamente 15.600 livros, está catalogado, facilitando as pesquisas por autor e livro, favorecendo o controle e a identificação de cada exemplar.
A iniciativa foi tomada pelas bibliotecárias efetivas que foram nomeadas em janeiro de 2020 e julho de 2019. “As colegas de trabalho que estavam na biblioteca há mais tempo conheciam o acervo, mas nós, que chegamos depois não tínhamos ideia do que tinha na biblioteca”, conta Cristiane Resende. Até então, todos os processos eram feitos à mão, dificultando o controle.

Depois de pesquisas, as profissionais chegaram ao software “Biblivre”, que é gratuito.  A plataforma possibilita a catalogação – nome do autor, título, editora, número de páginas e assunto – de livros em conformidade com as leis dos direitos autorais, ao mesmo tempo em que também possibilita fazer o cadastro do usuário de forma online, o que deixa o atendimento mais rápido e eficaz.

“A população luziense só tem a ganhar. Com base nesta iniciativa, aumentamos exponencialmente a qualidade do serviço prestado. Teremos informações precisas e instantâneas sobre o livro procurado: disponibilidade e exemplares. Um grande avanço técnico para todos nós”, enfatizou a bibliotecária. O cadastro foi feito de forma manual e levou aproximadamente 18 meses.

Para empréstimos, basta efetivar o cadastro junto a biblioteca com os seguintes documentos: identidade e comprovante de endereço. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável.

A Biblioteca Municipal Professor Francisco Tibúrcio de Oliveira funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h e fica na antiga Estação Ferroviária, na Praça Getúlio Vargas, bairro São João Batista.