As obras de contenção para alargamento da Avenida Brasília seguem a todo vapor. Na tarde desta quinta-feira (4), a equipe da Prefeitura fez uma visita para acompanhar a evolução da obra. No momento está sendo iniciada a perfuração do quinto módulo, que são os trechos de 20 metros de comprimento, onde existe uma junta de dilatação separando cada módulo. Ao todo serão 10, onde são instalados os tirantes – barras de aço afixadas no solo para dar mais segurança à intervenção. Nos próximos dias será feita a concretagem da parte superior do módulo 1, das partes inferior e superior do módulo 2 e da parte inferior do módulo 3.
Todo esse processo está sendo feito para permitir o alargamento da Avenida Brasília, no trecho entre o supermercado Villefort e o Sesc Santa Luzia, o que garantirá mais mobilidade para a região. A cortina atirantada é a técnica de contenção utilizada para execução de uma “cortina” de contenção e sua aplicação é recomendada para cortes em terrenos com grande carga a ser contida ou solo que apresenta pouca resistência á sua estabilidade. O processo de execução segue o sentido descendente, respeitando a retirada do solo em etapas, a fim de não por em risco a estabilidade, e por isso o trabalho é minucioso e demanda tempo.
As obras dão sequência aos trabalhos de modernização de um dos principais corredores de tráfego da cidade. No trecho, o barranco está sendo cortado para dar lugar a mais uma faixa de trânsito, ciclovia e calçada – e a terra será contida por esta obra de engenharia, que consistirá em dois muros em degrau (um no nível da calçada, um platô e outro mais recuado), com cerca de 4,5m de altura cada, presos ao talude por tirantes, que são perfurações de cerca de 16m para dentro do solo, inclinadas para baixo e preenchidas com concreto, tendo ao centro um vergalhão de aço. Cada tirante pode suportar cargas que vão de 60t a 80t.