Foi realizada na manhã da sexta-feira (28), no auditório central da Prefeitura, uma reunião de planejamento e acompanhamento dos processos relativos ao recenseamento nacional de 2022 no município de Santa Luzia. O evento é realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em todas as cidades do país com o intuito de divulgar para a sociedade a importância do Censo, bem como formar parcerias com os agentes locais para apoio à coleta de dados.
A reunião, para a qual foi convidada toda a sociedade civil, sobretudo órgãos educacionais e representativos, como sindicatos, foi conduzida por três servidores do IBGE e contou com a presença de cerca de 15 pessoas na plateia. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação também esteve presente, com representantes das áreas de Geotecnologia, Planejamento Urbano e Regularização Fundiária. A ideia é que a secretaria possa verificar os dados que serão coletados pelo IBGE, bem como as formas em que eles serão entregues, para que possam ser facilmente integrados às bases de dados municipais. Os produtos serão essenciais para as atividades de cadastramento do território municipal, bem como para direcionar a tomada de decisão nas ações e investimentos da secretaria.
Esta reunião, ordinária, teve duração aproximada de uma hora e foi a primeira de uma série planejada de três, sendo que a segunda se dará durante o processo censitário, para acompanhamento do andamento e das dificuldades encontradas, e a terceira após a conclusão dos trabalhos, para avaliação final e divulgação dos dados coletados. Segundo o coordenador de área do Censo 2022, Tiago Rodrigo de Oliveira Silva, o censo em Santa Luzia envolverá mais de duzentas pessoas, sendo 179 recenseadores e 22 supervisores, num trabalho previsto para durar três meses.
O início das atividades de coleta de dados em campo será em agosto, em todo o país. O Censo Demográfico é realizado a cada 10 anos em todos os municípios do Brasil (o de 2020 não foi realizado). A nova contagem populacional objetiva levantar informações socioeconômicas atualizadas da população brasileira, servindo também como base de cálculo do índice que cada cidade recebe de recursos federais por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em 2010, Santa Luzia tinha um total de 202.942 habitantes, 72.552 na Sede e 130.390 em São Benedito, mas o IBGE publicou a estimativa de 2021 com 221.705 habitantes.
É importe que toda a população receba bem os entrevistadores e responda corretamente o Censo, visto que as informações são fundamentais para o conhecimento da realidade e com este planejar as melhores ações públicas e privadas para o benefício de todos. Colabore!