Foi iniciado em Santa Luzia o processo de elaboração dos Planos de Manejo das unidades de conservação Refúgio de Vida Silvestre Estadual Macaúbas e Área de Proteção Ambiental Municipal de Andrequicé. A Detzel Gestão Ambiental é a empresa de consultoria responsável pela elaboração do documento e contará com a supervisão técnica dos órgãos gestores das unidades, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMA).
Das quatro etapas do trabalho, a primeira já foi desenvolvida com reuniões técnicas entre contratante e contratada, apresentação do plano de trabalho, mobilização da equipe técnica, além da coleta, revisão e análise de documentos.
Para incentivar a participação da comunidade e produtores rurais envolvidos diretamente nas unidades de conservação, serão realizadas oficinas de planejamento participativo com previsão de serem executadas em maio/2024.
O Plano de Manejo é um documento que estabelece zoneamento e normas para a gestão de uma unidade de conservação. Ele é elaborado a partir de um diagnóstico da situação atual da área e de uma análise dos objetivos que se pretende alcançar. No caso das unidades de Santa Luzia, o plano de manejo terá como objetivo a conservação da natureza, o uso sustentável dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Entre os benefícios esperados com a elaboração do plano de manejo estão: a proteção da biodiversidade, a recreação, o lazer, o turismo, a proteção de nascentes e mananciais, a pesquisa e a educação ambiental, a redução da erosão do solo, o equilíbrio do clima, o fortalecimento da economia, entre outros.
Os Planos de manejo são frutos de um projeto hidroambiental submetidos pela Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, financiado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas) e Agência Peixe Vivo e será executado pela empresa vencedora do processo licitatório Detzel Gestão Ambiental.