Dever cumprido! Este foi o sentimento de cerca de 40 jovens que receberam, na tarde desta quinta-feira (13), no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, o certificado de conclusão no Programa Jovem Aprendiz do Sistema Divina Providência. Paralelo ao curso de assistente administrativo, eles atuaram profissionalmente na Prefeitura de Santa Luzia ao longo de cerca de 1 ano e seis meses, nas diversas secretarias que compõem o Executivo municipal.
Essa é a primeira vez que o Município participa do programa de aprendizagem, ofertando aos jovens luzienses, a oportunidade do primeiro emprego, por meio do projeto Jovem Aprendiz. A cerimônia contou com a presença do prefeito Pastor Sérgio, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Clara Paiva Gabrich e a Coordenadora do Programa Jovem Aprendiz, Juliana Belo Pessoa.
“Minhas palavras hoje são de agradecimento a cada um de vocês. Entre os secretários que trabalharam diretamente com os jovens, só ouvimos elogios. Vocês atuaram muito bem, dando uma contribuição muito grande para o município. Parabenizo a todos envolvidos e fico muito grato de fazer parte desse projeto”, disse o prefeito. “Esse é um projeto inovador em Santa Luzia. Pela primeira vez na história a prefeitura recebeu aprendizes, sendo que muitos jovens já conseguiram oportunidades de emprego em outros locais, após o trabalho desenvolvido aqui” completou a secretária Ana Clara.
Os jovens que atuaram no município têm entre 15 e 23 anos. A iniciativa teve o objetivo principal de promover o acesso da população em situação de vulnerabilidade social a cursos de qualificação profissional, objetivando a geração de emprego e renda. Os jovens cumpriram aulas teóricas de auxiliar administrativo no Divina Providência e, atividades práticas no Executivo Municipal. Carolina Breder, de 19 anos, trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde. Estudante de Enfermagem, ela agradeceu a oportunidade de aprendizado. “Aprendi muito. Pude ver de perto o trabalho da secretária Nádia e de toda equipe. Tive experiências não só na área administrativa, mas também de Saúde”, conta.
O projeto foi fruto da parceria do executivo municipal com a Associação Divina Providência e, da citada entidade com a MRV Engenharia, empresa responsável por custear o programa, que não teve nenhum ônus para o Executivo. Segundo a Coordenadora do Programa, jovens interessados em participar do podem se cadastrar por meio do site www.sistemadivinaprovidencia.org.br. Empresas devem entrar em contato com a coordenação do programa.