Inicio » Notícias » Prefeitura apresenta projeto de coleta seletiva solidária para catadores de material reciclável do município

29 de abril de 2021

Aqueles que se interessam em ser catadores em Santa Luzia e ainda não fizeram o cadastro devem fazer pelo link: bit.ly/3se4MLz ou procurar presencialmente o CRAS no bairro São Benedito, (3637-3607), CRAS Sede (3637-7890 ) ou CRAS Bom Destino (3691-2875)

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (29), no auditório do centro administrativo, uma reunião com os catadores de material reciclável do município. O objetivo do encontro foi apresentar o projeto coleta seletiva reciclagem inclusiva, que tem como objetivo fazer a doação de resíduos recicláveis para cooperativas ou associações de catadores, bem como prestar orientações ao segmento sobre a importância desta prática, e também, prestar apoio técnico-social aos catadores devido aos prejuízos causados à classe pela pandemia. A ação é uma iniciativa da prefeitura de Santa Luzia, por meio da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Durante a reunião, técnicos das pastas explicaram aos presentes a importância da coleta seletiva solidária e seus benefícios. Os catadores também foram orientados quanto à intenção do Executivo em apoiá-los na criação de uma cooperativa ou associação, para que seja possível firmar uma parceria entre eles e a Prefeitura. Com a criação da cooperativa, os materiais recolhidos nos ecopontos e muros ecológicos poderão ser disponibilizados à associação, gerando emprego e renda aos catadores. Através da associação, diversos serão os benefícios trazidos à categoria, como a venda do material reciclável, parcerias com o poder público, parcerias com empresas privadas, recursos governamentais para aquisição de equipamentos, capacitação, bolsa reciclagem, dentre outros.

Presente no auditório central, o prefeito Delegado Christiano Xavier ressaltou a importância da iniciativa da implantação da coleta seletiva. “Essa pauta é muito importante, queremos junto com vocês assumir este desafio, já estamos buscando parcerias com algumas empresas da cidade. Que este projeto possa mudar a realidade de vocês, gerando emprego e renda para quem vive disso”, explicou.

Ouras iniciativas de sustentabilidade são desenvolvidas pelo município, como a criação do plano de saneamento básico 2019, destinação dos resíduos domiciliares ao aterro sanitário, construção de 7 ecopontos na cidade, construção de 5 muros ecológicos nas escolas municipais, criação do plano municipal integrado de gerenciamento de resíduos sólidos, aquisição de equipamentos para a coleta seletiva, escolha do local para locação ou construção de galpão de triagem, cadastro e capacitação para os catadores e a implantação do serviço de coleta seletiva que está em andamento na cidade. Nos próximos dias serão ministrados vários treinamentos aos catadores de recicláveis com objetivo de capacitá-los na criação da cooperativa em Santa Luzia.