Inicio » Notícias » Prefeitura apresenta projeto de coleta seletiva solidária para catadores de material reciclável do município

Prefeitura apresenta projeto de coleta seletiva solidária para catadores de material reciclável do município

29 de abril de 2021

Aqueles que se interessam em ser catadores em Santa Luzia e ainda não fizeram o cadastro devem fazer pelo link: bit.ly/3se4MLz ou procurar presencialmente o CRAS no bairro São Benedito, (3637-3607), CRAS Sede (3637-7890 ) ou CRAS Bom Destino (3691-2875)

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (29), no auditório do centro administrativo, uma reunião com os catadores de material reciclável do município. O objetivo do encontro foi apresentar o projeto coleta seletiva reciclagem inclusiva, que tem como objetivo fazer a doação de resíduos recicláveis para cooperativas ou associações de catadores, bem como prestar orientações ao segmento sobre a importância desta prática, e também, prestar apoio técnico-social aos catadores devido aos prejuízos causados à classe pela pandemia. A ação é uma iniciativa da prefeitura de Santa Luzia, por meio da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Durante a reunião, técnicos das pastas explicaram aos presentes a importância da coleta seletiva solidária e seus benefícios. Os catadores também foram orientados quanto à intenção do Executivo em apoiá-los na criação de uma cooperativa ou associação, para que seja possível firmar uma parceria entre eles e a Prefeitura. Com a criação da cooperativa, os materiais recolhidos nos ecopontos e muros ecológicos poderão ser disponibilizados à associação, gerando emprego e renda aos catadores. Através da associação, diversos serão os benefícios trazidos à categoria, como a venda do material reciclável, parcerias com o poder público, parcerias com empresas privadas, recursos governamentais para aquisição de equipamentos, capacitação, bolsa reciclagem, dentre outros.

Presente no auditório central, o prefeito Delegado Christiano Xavier ressaltou a importância da iniciativa da implantação da coleta seletiva. “Essa pauta é muito importante, queremos junto com vocês assumir este desafio, já estamos buscando parcerias com algumas empresas da cidade. Que este projeto possa mudar a realidade de vocês, gerando emprego e renda para quem vive disso”, explicou.

Ouras iniciativas de sustentabilidade são desenvolvidas pelo município, como a criação do plano de saneamento básico 2019, destinação dos resíduos domiciliares ao aterro sanitário, construção de 7 ecopontos na cidade, construção de 5 muros ecológicos nas escolas municipais, criação do plano municipal integrado de gerenciamento de resíduos sólidos, aquisição de equipamentos para a coleta seletiva, escolha do local para locação ou construção de galpão de triagem, cadastro e capacitação para os catadores e a implantação do serviço de coleta seletiva que está em andamento na cidade. Nos próximos dias serão ministrados vários treinamentos aos catadores de recicláveis com objetivo de capacitá-los na criação da cooperativa em Santa Luzia.