A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Coordenadoria de Educação no Trânsito, vinculada à Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, realizou neste sábado (29), em frente ao Parque Linear do bairro Cristina, na Avenida Senhor do Bonfim, o lançamento da campanha Maio Amarelo. A iniciativa tem como objetivo alertar a sociedade sobre os altos índices de acidentes de trânsito e a importância de medidas preventivas para reduzi-los. O evento foi realizado com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária.
Durante a ação, os motoristas que transitavam pelo local receberam orientações sobre como evitar acidentes. Nas abordagens, as principais infrações flagradas pelas equipes, consistem na falta do uso do cinto de segurança, especialmente no banco traseiro dos veículos, motociclistas transitando com a viseira aberta, chinelos e transporte inadequado de crianças na garupa das motos. Os condutores receberam panfletos informativos e orientações de segurança no trânsito, além de informações sobre manutenção veicular.
De acordo com o coordenador de Educação no Trânsito de Santa Luzia, GCM Herivelton Magno, a educação nas vias públicas é responsabilidade de cada motorista. “O Movimento Maio Amarelo é de extrema importância para debatermos o tema e conscientizar as pessoas sobre todos os cuidados necessários que devemos ter no trânsito. Sabemos que mais de 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, devido à imprudência e negligência. Infelizmente, só no Brasil, mais de 80 pessoas morrem no trânsito por dia”, explicou.
Vítima de um recente acidente de trânsito devido à imprudência, o instrutor de autoescola Júnio Almeida alertou para a importância dos cuidados no trânsito. “Precisamos nos conscientizar e seguir as regras de trânsito, bem como usar o cinto de segurança e obedecer à sinalização. Essas ações são essenciais para termos um trânsito mais seguro”, pontuou.
Em celebração à data, foram realizados jogos do projeto Cuca Legal no Trânsito e Cuca Legal sem Dengue, além de uma blitz educativa. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia e autoescolas da região.