Inicio » Notícias » Prefeitura promove capacitação sobre sífilis

Prefeitura promove capacitação sobre sífilis

27 de junho de 2023

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na última segunda-feira (26), uma capacitação para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades básicas de saúde, UPA São Benedito e Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto. A capacitação foi ministrada pela enfermeira Christiane Marques e pela médica infectologista Angélica Fernandes – profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Na ocasião, os profissionais foram informados sobre os protocolos, testes rápidos, sintomas, notificações, e prevenção da sífilis: sífilis primária, sífilis secundária, sífilis latente e sífilis congênita. “É muito importante que as pessoas façam os testes rápidos e que tratemos também os(as) parceiros(as) sexuais de pacientes com ISTs, principalmente para prevenir a sífilis congênita, que é de mãe para filho”, destacou a médica infectologista Angélica Fernandes.

A enfermeira responsável pelo CTA explicou sobre a importância das notificações para que estratégias possam ser estabelecidas, os regramentos para os testes rápidos e a composição dos mesmos. “É muito importante que a população tenha acesso aos testes rápidos para infecções sexualmente transmissívis (ISTs) e que os resultados sejam fidedignos. Buscamos sempre um atendimento humanizado e sigiloso a toda a população que precisa desse tipo de atendimento e tratamento”, destacou Christiane Marques.

O município de Santa Luzia vem executando diversas estratégias para o controle da doença. A sífilis é uma IST considerada problema de saúde pública. Somente em 2022, foram registrados 534 casos de sífilis no município. Em 2021, foram 397 casos e em 2020 registrados 396 casos, distribuídos entre casos de sífilis adquirida, gestante e congênita.

O município monitora a infecção por meio das notificações de sífilis adquirida, que abrange toda a população; de sífilis congênita, que trata dos casos de transmissão vertical; e de sífilis em gestante, que compreende os casos diagnosticados durante a gestação, pré-natal e parto, com a finalidade de evitar a transmissão vertical.

A Secretaria Municipal de Saúde oferta testagem e tratamento gratuitos para a sífilis, inclusive durante o pré-natal, nas 26 Unidades Básicas de Saúde e SAE/CTA.