Agentes comunitários de saúde estiveram na tarde da última sexta-feira (16) no auditório da Prefeitura, participando de mais uma etapa do projeto Saúde com Agente, do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Os profissionais receberam um kit contendo itens que serão utilizados durante o exercício de suas funções como, um aparelho digital para aferir pressão, um termômetro, um repelente de insetos, um protetor solar e um protetor labial.
O projeto consiste no oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). O curso acontece de forma híbrida e as aulas são ministradas à distância e presencialmente (estas com tutores da secretaria municipal de Saúde de Santa Luzia).
Segundo a Coordenadora da Atenção Primária, Thaís Botter, a formação permitirá que os profissionais ofereçam um serviço a mais, auxiliando pacientes que necessitem de acompanhamento de hipertensão e em quadros febris, uma vez que estão com os equipamentos em todas as visitas domiciliares.
A previsão é que a formatura dos alunos aconteça em breve e todo conhecimento irá agregar na rotina das unidades básicas de saúde e no atendimento aos munícipes luzienses.