Quem ainda não se vacinou tem até o dia 24 de junho para receber os imunizantes
O Ministério da Saúde prorrogou o período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e da Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo. Agora, quem ainda não recebeu a vacina tem até o dia 24 de junho para se imunizar.
A prorrogação do prazo visa melhorar o desempenho da vacinação contra a influenza em todos os grupos prioritários, na perspectiva de alcançar a meta de cobertura vacinal, de forma homogênea, para reduzir as complicações e óbitos nesses grupos elegíveis.
Também é importante alcançar a meta vacinação para as crianças de seis meses a menores de cinco anos e vacinar os trabalhadores da saúde contra o sarampo de forma seletiva, por considerar a alta transmissibilidade, a gravidade, as complicações e óbitos pela doença.
Ainda de acordo com o Ministério da Sáude, chama-se atenção também para o processo de interrupção da circulação ativa do vírus do sarampo no país, para que se possa pleitear a recertificação da eliminação da doença no Brasil. 3.
O público alvo contra a gripe são pessoas com idade a partir dos 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Contra o sarampo, são contemplados trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira e aos sábados nas UBS’s Caribé e São Geraldo, das 8h às 13h.