Na quarta-feira (26), o Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida foi palco do Seminário “Tecendo Rede em Nós”, um evento voltado à segurança pública que reuniu cerca de 80 pessoas. O encontro teve como foco duas iniciativas do programa estadual de prevenção social à criminalidade, do Governo de Minas Gerais: o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e o Programa de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa).
O PrEsp tem o objetivo de garantir acompanhamento a homens e mulheres que retornam à vida em liberdade após passarem pelo sistema prisional. Além disso, busca oferecer suporte a seus familiares, promovendo o acesso a direitos sociais e facilitando a inclusão social. O público atendido inclui pessoas em regime aberto, prisão domiciliar, livramento condicional e liberdade definitiva, bem como seus familiares.
Já o Ceapa atua no fortalecimento e consolidação das alternativas à prisão no estado, promovendo ações de responsabilização sem privação de liberdade. O programa, desenvolvido pela Subsecretaria de Prevenção Social à Criminalidade da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), acompanha diferentes modalidades de cumprimento de penas, como:
“Nosso objetivo é fortalecer a rede institucional do município para ampliar o apoio a egressos do sistema prisional e cumpridores de alternativas penais”, destacou Crisson Eduardo Gomes Matias de Castro, analista social do Ceapa.
Esses programas fazem parte de um conjunto de sete iniciativas estaduais voltadas à segurança pública. Entre elas, destacam-se o “Fica Vivo”, que atua na proteção social e na intervenção estratégica em áreas vulneráveis, e o Programa de Mediação de Conflitos.
O seminário contou com a presença de representantes da Superintendência de Políticas de Prevenção à Criminalidade (SUPEC/SEJUSP), do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Câmara Municipal de Santa Luzia, além do prefeito Paulo Bigodinho. “Acredito na ressocialização”, afirmou o prefeito, que, ao relembrar sua trajetória como professor de Filosofia e Sociologia em escolas de regiões periféricas, destacou a importância de programas como esses para a reconstrução de vidas.
Onde encontrar atendimento em Santa Luzia
As equipes responsáveis pelos programas assistenciais estaduais atuam nos seguintes endereços:
– Fica Vivo e Mediação de Conflitos
Rua Leonor Baeta Neves, 225 – Bairro Palmital
(31) 3120-7603
– PrEsp e Ceapa
Rua Pirajá, 1081 – Bairro São Benedito
(31) 3637-3330