Inicio » Notícias » Santa Luzia lança plataforma online para acesso a novo sistema de dados para a gestão territorial multifinalitária

16 de maio de 2022

No próximo dia 17, a prefeitura de Santa Luzia irá lançar a plataforma online para acesso ao novo sistema de dados para gestão territorial multifinalitária, etapa crucial do Projeto de implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) Santa Luzia.

A plataforma online é uma das interfaces de acesso às informações territoriais do banco de dados, e disponibilizará informações de interesse coletivo, tais como: o limite municipal atualizado, o perímetro dos bairros populares do município, consulta às plantas dos bairros cartoriais, os mapas de zoneamento e hierarquização viária, entre outros. Tais informações fazem parte do conjunto de dados disponível para acesso público, que não demandam que o usuário crie um perfil de acesso, bastando clicar no botão “Acessar sem cadastro”.

Algumas informações, por outro lado, estarão disponíveis apenas para perfis de acesso específicos dos servidores municipais, considerando que diversas delas ainda estão em fase de levantamento, análise e validação. “Nós sabemos que grande parte das políticas públicas no município são de base territorial – ou seja, dependem e geram informações sobre os lugares do município. Nesse sentido, nosso propósito com a plataforma é encurtar o tempo gasto pela administração em consultas e análises de diversos temas, através da gestão territorial multifinalitária” informou a Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Andrea Vacchiano.

“A plataforma é um sistema em construção, e nosso interesse é que ela possa constantemente receber novos tipos de informações, para que fique facilitada a consulta e acesso a informações territoriais, tanto pelos órgãos internos da prefeitura quanto para o público externo, tornando a gestão municipal mais ágil e transparente”, finaliza Lucas Perdigão, Coordenador do Setor de Geoprocessamento e Topografia, que conduz esse projeto.

A plataforma pode ser acessada através do link: https://geo.santaluzia.mg.gov.br. Em caso de dúvidas na operação, há um tutorial de acesso no seguinte link: https://geo.santaluzia.mg.gov.br/geopixelcidades-santaluzia/ajuda.pdf