Inicio » Notícias » Santa Luzia se destaca em aplicação de vacinas contra a covid-19

Santa Luzia se destaca em aplicação de vacinas contra a covid-19

8 de abril de 2021

Desempenho do município está acima das médias nacional e estadual

A Prefeitura de Santa Luzia está trabalhando intensamente para aplicação da vacina contra o novo coronavírus na população luziense. Nesta semana, já foram iniciadas a vacinação na comunidade quilombola de Pinhões e dos profissionais das forças segurança. Com isso, já foram aplicadas 23.936 doses dos 24.907 imunizantes recebidos, totalizando quase 96% (das restantes, a maioria corresponde a segundas doses para profissionais da saúde e grupo de idosos que estão sendo vacinados esta semana).

O desempenho do município tem se mostrado melhor que as médias do Estado e do País. Minas recebeu, até esta quinta-feira (8), 4.651.980 doses de vacina contra a covid-19 e foram aplicadas 2.654.074, cerca de 57%. Número semelhante ao do país, que distribuiu 43.333.356 doses, mas só foram aplicadas 24.219.308 até o momento, ou seja, 56%. Os dados são referentes ao consolidado até o dia 8 de abril e estão disponíveis no Painel Vacinômetro de Minas Gerais e no Localiza Sus. Já as informações do município foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

A eficácia do município na aplicação das doses acontece devido ao planejamento elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. Na última semana, mais de 5.700 doses foram aplicadas no sistema drive-thru, otimizando o processo de forma rápida e segura para os idosos que compareceram aos pontos de vacinação. Nesta semana, além dos profissionais de segurança e da população quilombola, estão sendo imunizadas pessoas com idade a partir dos 65 anos.

Na comunidade de Pinhões e para os profissionais das forças de segurança, a imunização segue até a próxima sexta-feira (9). Outros grupos prioritários, como profissionais da educação e coletores de lixo já estão sendo cadastrados e assim que o Ministério de Saúde autorizar a vacinação desse público, o município já estará preparado para iniciar mais essa etapa.