Inicio » Notícias » Subcomitê Poderoso Vermelho tem novo Coordenador

Subcomitê Poderoso Vermelho tem novo Coordenador

15 de outubro de 2018

Os membros do Subcomitê Poderoso Vermelho, que pertence ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniram-se para a 28ª reunião ordinária, na tarde da segunda-feira (08 de outubro), no Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, no município de Santa Luzia.

Entre os itens discutidos da reunião, estava a definição do novo coordenador-geral do Subcomitê Poderoso Vermelho, que a partir de agora passa ao comando do diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ricardo José de Souza. “É com muita honra que recebo o cargo de coordenador-geral do Subcomitê Poderoso Vermelho. Pretendo dar continuidade as ações que estão sendo desenvolvidas na nossa bacia para a preservação e revitalização dos recursos hídricos. Minha intenção é de manter os conselheiros motivados para que a qualidade do trabalho do Subcomitê melhore cada vez mais. E como representante do poder público, quero fazer com que o Executivo seja ainda mais presente e colaborativo dentro do Subcomitê Poderoso Vermelho”, disse Souza.
Presente na reunião, a madre do Mosteiro de Macaúbas, Maria Imaculada de Jesus Hóstia, falou sobre a parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) que irá doar ao Mosteiro madeiras que foram apreendidas.
O Mosteiro de Macaúbas foi construído no século XVIII e é um dos monumentos arquitetônicos mais importantes do Brasil. Com 11,5 mil metros quadrados de área construída, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Iepha e Prefeitura de Santa Luzia.
Na ocasião, a responsável pelo mosteiro também apresentou aos presentes a campanha ‘Abrace Macaúbas’ que objetiva recuperar a parte elétrica do Mosteiro, restaurar o piso e os revestimentos de madeira, atacados por cupim.
Durante o encontro também foi apresentada a situação da Unidade de Conservação (UC) Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas, localizada na região da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho.
Segundo informou o gerente da UC, a ideia é criar um Conselho Consultivo para o Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas para facilitar a gestão da área. Trata-se de um fórum de discussão, negociação e gestão da Unidade de Conservação e também de sua área de influência, para tratar de questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas.
O Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas possui área de 2.281,9 hectares e protege um expressivo remanescente florestal, margeando o Rio das Velhas.
Durante seu discurso, o representante da Localmaq, empresa responsável pela execução do projeto hidroambiental da UTE Poderoso Vermelho, Rafael Alexandre de Sá, apresentou um relatório sobre a evolução das outorgas superficiais e subterrâneas na região. O projeto da UTE Poderoso Vermelho visa realizar um diagnóstico da qualidade e disponibilidade das águas na Unidade, com base nos dados do PDRH Rio das Velhas (2015), devendo, ainda, implementar ações visando fomentar a agricultura sustentável de base agroecológica no distrito de Ravena, localizado no município de Sabará.
Após a apresentação do relatório, Sá destacou a importância da realização de estudos mais direcionados sobre a disponibilidade e os riscos da escassez hídrica e que tal conhecimento poderá ser realizado pelas instituições governamentais, com apoio das companhias de saneamento, das universidades e dos comitês de bacias hidrográficas.

[huge_it_portfolio_id=”47″]