Os membros do Subcomitê Poderoso Vermelho, que pertence ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniram-se para a 28ª reunião ordinária, na tarde da segunda-feira (08 de outubro), no Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, no município de Santa Luzia.
Entre os itens discutidos da reunião, estava a definição do novo coordenador-geral do Subcomitê Poderoso Vermelho, que a partir de agora passa ao comando do diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ricardo José de Souza. “É com muita honra que recebo o cargo de coordenador-geral do Subcomitê Poderoso Vermelho. Pretendo dar continuidade as ações que estão sendo desenvolvidas na nossa bacia para a preservação e revitalização dos recursos hídricos. Minha intenção é de manter os conselheiros motivados para que a qualidade do trabalho do Subcomitê melhore cada vez mais. E como representante do poder público, quero fazer com que o Executivo seja ainda mais presente e colaborativo dentro do Subcomitê Poderoso Vermelho”, disse Souza.
Presente na reunião, a madre do Mosteiro de Macaúbas, Maria Imaculada de Jesus Hóstia, falou sobre a parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) que irá doar ao Mosteiro madeiras que foram apreendidas.
O Mosteiro de Macaúbas foi construído no século XVIII e é um dos monumentos arquitetônicos mais importantes do Brasil. Com 11,5 mil metros quadrados de área construída, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Iepha e Prefeitura de Santa Luzia.
Na ocasião, a responsável pelo mosteiro também apresentou aos presentes a campanha ‘Abrace Macaúbas’ que objetiva recuperar a parte elétrica do Mosteiro, restaurar o piso e os revestimentos de madeira, atacados por cupim.
Durante o encontro também foi apresentada a situação da Unidade de Conservação (UC) Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas, localizada na região da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho.
Segundo informou o gerente da UC, a ideia é criar um Conselho Consultivo para o Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas para facilitar a gestão da área. Trata-se de um fórum de discussão, negociação e gestão da Unidade de Conservação e também de sua área de influência, para tratar de questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas.
O Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas possui área de 2.281,9 hectares e protege um expressivo remanescente florestal, margeando o Rio das Velhas.
Durante seu discurso, o representante da Localmaq, empresa responsável pela execução do projeto hidroambiental da UTE Poderoso Vermelho, Rafael Alexandre de Sá, apresentou um relatório sobre a evolução das outorgas superficiais e subterrâneas na região. O projeto da UTE Poderoso Vermelho visa realizar um diagnóstico da qualidade e disponibilidade das águas na Unidade, com base nos dados do PDRH Rio das Velhas (2015), devendo, ainda, implementar ações visando fomentar a agricultura sustentável de base agroecológica no distrito de Ravena, localizado no município de Sabará.
Após a apresentação do relatório, Sá destacou a importância da realização de estudos mais direcionados sobre a disponibilidade e os riscos da escassez hídrica e que tal conhecimento poderá ser realizado pelas instituições governamentais, com apoio das companhias de saneamento, das universidades e dos comitês de bacias hidrográficas.
[huge_it_portfolio_id=”47″]