Inicio » Notícias » Prefeitura realiza V Conferência Municipal de Cultura

Prefeitura realiza V Conferência Municipal de Cultura

20 de fevereiro de 2019

Um dia inteiro de discussões sobre o Sistema Municipal de Cultura e Participação Social, dando enfoque à Diversidade, Identidade e Cidadania Cultural. Foi assim a V Conferência Municipal de Cultura de Santa Luzia, promovida nesta terça-feira (19), pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A abertura foi realizada pelo Secretário, Ulisses Brasileiro e o evento ainda contou com as presenças do vice-prefeito Pastor Sérgio, vereadores, da Deputada Estadual Andréia de Jesus, artistas, agentes culturais e a população em geral.

Na primeira parte da conferência, foram ministradas duas palestras, quando os participantes discutiram sobre Cidadania Cultural e Políticas Públicas e sobre o Sistema Municipal de Cultura. Depois disso, foi lido e aprovado o Regimento Interno da Conferência. No período da tarde, foram realizadas as discussões em grupos sobre as temáticas: Sistema Municipal de Cultura, Financiamento e Economia da Cultura, Descentralização Cultural e Equipamentos Culturais e Patrimônio Cultural. Após as discussões, os debates foram feitos com a presença de todos os grupos e em seguida foi realizada a eleição para escolha dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais para o próximo biênio.
Os eleitos foram Marlon Silva (Associação Cultural) e sua suplente Maria Geralda Gonzaga; Artur Duarte (Teatro); na Dança, foi eleito Josias Gonçalves Cruz; na Música, a titular é Jaqueline Figueiredo, tendo como suplente Renato Leite; Welerson Machado representa o segmento de Manifestações Folclóricas e Populares; na Literatura, Agripina Vieira e o suplente Alexandre Ribeiro e Izabel Margarida dos Santos, que representará o Artesanato e Artes Plásticas. Os seguimentos Arquitetura e Restauração e Audiovisual não tiveram representantes concorrendo.
“Esse é um momento muito importante para a cidade de Santa Luzia. Fazer cultura é muito difícil, mas unidos, com a participação de todos, vamos fazer diferença em nossa cidade. Com o apoio do prefeito Delegado Christiano Xavier vamos fazer com que a cultura aconteça em Santa Luzia”, destacou o Secretário Municipal de Cultura.

Os Conselhos são instrumentos legais, instituídos por legislação específica e têm como principais atribuições: propor e aprovar, a partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura; e fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federativas. O Conselho deve ter na sua composição pelo menos 50% de representantes da sociedade civil, eleitos democraticamente pelos respectivos segmentos.