Inicio » Notícias » Ação educativa nas escolas

Ação educativa nas escolas

10 de novembro de 2018

“E.M Edwar Lima recebe ação integrada da Prefeitura de Santa Luzia”

A Escola Municipal Edwar Lima, recebeu neste final de semana, ação educativa promovida pela Prefeitura que faz parte do Programa de Saúde na Escola (PSE). O Programa visa a integração permanente da Secretaria de Saúde e Educação, através de projetos educativos dentro das Escolas do Município, com o objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, para o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Foram ministradas palestras pela equipe do Samu, Zoonoses e uma bela aula zumba com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. 

Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de aprender dicas de primeiros socorros com a equipe do Samu e cuidados com acidentes domésticos. “Realizamos uma ação conjunta, trazendo o conhecimento dos primeiros socorros, orientação sobre como acionar o SAMU, como agir em casos de emergência e cuidados com acidentes domésticos. Ações preventivas que dão bons resultados”, explica Adriana Márcia de Oliveira, Diretora Técnica e Administrativa do SAMU de Santa Luzia. 

Presente no evento, a equipe de Zoonoses da prefeitura, palestrou sobre a importância e cuidados que a população precisa ter com a dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, que transmite também, a Chikungunya, Febre Amarela e o Zika Vírus. Foi debatido a importância de todos juntos lutar contra o Aedes, tendo ações preventivas para eliminar os focos do mosquito e evitar os criadouros no quintal, tendo em vista o período de chuvas intensas, época propícia para proliferação da doença.

Segundo a diretora da Escola Municipal Edwar Lima, Adirceley Lacerda, a iniciativa foi de grande valor para a escola. “É importante os alunos terem noção de primeiros socorros e aprender a agir em momentos de precisão. Eles foram orientados pela equipe do Samu a não fazer chamada falsa, a não passar trotes. Os estudantes têm que ter essa seriedade. As crianças são multiplicadoras de conhecimentos”, conta a diretora.