Inicio » Notícias » De maneira lúdica, Projeto Cuca Legal ensina como se comportar no trânsito

De maneira lúdica, Projeto Cuca Legal ensina como se comportar no trânsito

26 de setembro de 2019

Ação faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito

É um jogo de tabuleiro, mas não qualquer jogo de tabuleiro! É um jogo de tabuleiro que mede 8 por 12 metros e que ensina regras de trânsito às crianças.

O Projeto “Cuca Legal no Trânsito” faz parte do Projeto “Educação para o Trânsito”, este uma iniciativa da Prefeitura de Santa Luzia através a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes. O “Educação para o Trânsito” consiste em palestras ministradas por membros da Guarda Civil Municipal onde quer que haja demanda: escolas, praças, empresas…

Mas quando o público são as crianças é a vez do “Cuca Legal” e a palestra envolve muita brincadeira: Um tabuleiro e um dado gigantes são colocados no pátio da escola e são escolhidos na plateia um menino e uma menina. Juntos, os dois irão disputar, ao longo de meia hora, para ver quem sabe se comportar melhor no trânsito. Os pequenos adoram: torcem pelo seu jogador preferido enquanto aprendem.

Depois, réplicas do tabuleiro, em formato de cartilhas, são deixadas nas escolas, para que as crianças sigam jogando e aprendendo. O projeto foi criado em Santa Luzia e tem feito sucesso até fora do município. “Já apresentamos o projeto em vinte cidades e cinco delas já nos pediram autorização para copiar a idéia”, diz o GCM Herivelton Magno dos Santos, que é superintendente de trânsito e transporte da secretaria e que foi quem criou a brincadeira em 2011.

A idéia é treinar as crianças para serem “agentes de trânsito do lar”, identificando os erros que os pais cometem ao conduzir e corrigindo-os a cada erro cometido.

Na manhã de hoje o Cuca Legal foi apresentado na Escola Municipal Maria da Graças Teixeira Braga, no bairro São Benedito, onde estudam 1100 jovens, com idades entre 4 e 12 anos. O evento faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, que vai de 18 a 25 de setembro.