Inicio » Notícias » Desabastecimento do inseticida Malathion EW 44%

Desabastecimento do inseticida Malathion EW 44%

24 de maio de 2019

O Ministério da Saúde enviou uma nota informativa sobre o total desabastecimento do inseticida Malathion EW 44%, utilizado para realizar as borrifações contra o Aedes aegypti e a impossibilidade de repasse do mesmo aos municípios. A falta do inseticida se deve a fatores técnicos de formulação e armazenamento do produto que fez com que a importação do mesmo fosse suspensa por tempo indeterminado.

Em decorrência deste fato, comunicamos que o município encontra-se desabastecido do inseticida, não havendo outras opções disponíveis no mercado com registro na ANVISA e que possa substituir o Malathion EW 44% – segundo o Ministério da Saúde. Comunicamos que estão suspensas, desde o início do mês de maio, todas as ações de borrifação.

Reforçamos, neste momento, a necessidade da população redobrar a atenção com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti nos domicílios e peridomicílios.

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Zoonoses, intensificou as ações de orientação à população em todos os PSFs e escolas, assim como uma ação intensiva dos Agentes de Endemias em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde para maior identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.