Inicio » Notícias » Prefeitura avança na construção de unidades de saúde

Prefeitura avança na construção de unidades de saúde

20 de março de 2019

Estão a todo vapor as obras de construção das três unidades de saúde, anunciadas no final do ano passado pelo prefeito Delegado Christiano Xavier. A Prefeitura, por meio de equipes da Secretaria Municipal de Obras está empenhada em entregar para as comunidades, unidades de excelência, que possam atender à população luziense. A expectativa é que as obras sejam concluídas no final deste ano.

Na manhã desta quarta-feira (20), foi realizada uma visita técnica nos locais onde estão acontecendo as obras. Na UBS Santa Rita, foi realizada a concretagem das estacas, uma importante fase, que é responsável pelo alicerce da edificação. Na UBS Nova Conquista a construção está mais acelerada. A etapa relativa aos serviços de fundação foi concluída e a obra está com 40% de alvenaria já executada, seguindo de acordo com o cronograma. Já no bairro Industrial Americano, está sendo iniciada a marcação da tabeira para locação da obra.

As pedras fundamentais, que anunciaram a construção das unidades de saúde foram lançadas em dezembro de 2018. Na ocasião, o prefeito e a Secretária de Saúde, Nádia Tomé participaram dos encontros com as comunidades e garantiram um atendimento mais humanizado para os pacientes. “Desde 2009 estamos lutando para construir nesses bairros unidades de saúde conforme preconizam as normas do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária e só agora conseguimos concretizar o sonho de estruturar essas unidades. A atenção básica é a ordenadora do cuidado, temos que ter condições de atender, com exames, equipe qualificada e também com uma estrutura que dê condições de dar a assistência humanizada aos pacientes”, disse a Secretária à época.

O custo total de cada obra é de R$ 629.535,74. Grande parte desse recurso é do Governo Federal. São R$ 512.000,00, enquanto o restante, R$ 117.535,74, é a contra partida do município.