Inicio » Notícias » Prefeitura inaugura CRAS São Benedito Novo espaço garante mais dignidade para o atendimento aos usuários e profissionais que trabalham no local

9 de julho de 2019

A Prefeitura inaugurou, na manhã desta terça-feira (9), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Benedito. A nova unidade está localizada na Avenida Brasília, 560, na antiga sede do SAMU. Para a inauguração, estiveram presentes no local o Prefeito Delegado Christiano Xavier, o Vice-Prefeito Pastor Sérgio, o Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Wander Carvalho Júnior, demais autoridades, população, entre outros.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Social, o novo espaço oferece uma estrutura muito melhor. “Hoje atendemos a um antigo anseio da população. Agradeço a essa gestão por olhar pela questão social do município. Estamos todos à inteira disposição dessas famílias, para atendê-los cada vez melhor”, disse.

O CRAS é um importante equipamento de proteção social básica e faz parte da política de assistência social, tendo a função de prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do fortalecimento de vínculos. O novo espaço abrangerá toda população do Distrito de São Benedito, composto por 20 bairros. A média mensal é de 1.200 atendimentos.
“Apesar de todo esforço da equipe, faltava no São Benedito um local de fácil acesso, que pudesse atender de forma adequada à população do distrito. Depois de muitas reformas, hoje estamos aqui inaugurando esse novo espaço, mas não iremos encerrar as atividades no bairro São Cosme. O local passará por obras de reparo e continuará atendendo. Com isso, teremos quatro unidades no município”, garantiu o Prefeito Christiano Xavier.

Além da localização central, o novo prédio proporciona um espaço mais adequado para atender à população. “Ficou muito bom. O espaço é mais amplo e será melhor tanto para os profissionais que trabalham aqui, quanto para nós usuários”, acredita a aposentada Elza Alves da Silva. A moradora do bairro São Cosme, Nair Magalhães concorda. “Ficou muito bom aqui. O espaço é grande e bem estruturado. Fico feliz, pois somos tratados com muito carinho pelos funcionários”, comemorou.
“O principal serviço do CRAS é o acompanhamento às famílias, com psicólogo e assistente social, além de oferecer atividades em grupos, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, atendimento à demanda espontânea, com orientações sobre direitos e benefícios, entre outros”, explica a Coordenadora de Proteção Social Básica, Nahjla Najjar.

Na ocasião, ainda foi anunciado o novo ônibus da Secretaria de Desenvolvimento Social, que será utilizado para uso exclusivo dos serviços desenvolvidos pela pasta.