Inicio » Notícias » Semana da Criança na Biblioteca Pública

Semana da Criança na Biblioteca Pública

15 de outubro de 2019

Uma tarde regada a música, contação de histórias e muita alegria marcou o segundo dia de atividades da Semana da Criança na Biblioteca Pública Professor Francisco Tubúrcio de Oliveira, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Nesta terça-feira (15), a atividade foi desenvolvida por representantes da Academia Luziense de Artes e Letras.
As atividades começaram na segunda-feira (14) com uma programação extensa, que promete agradar crianças, jovens e adultos. Segundo a bibliotecária Jéssica Silva de Sá, até sexta-feira (18), voluntários promovem ações de 14h às 15h30 para tornar mais agradável esse momento.

“Pensamos em atividades para que as famílias tivessem onde trazer as crianças nesse período de recesso escolar. Então abrir a biblioteca para ser esse espaço cultural, não só um ambiente onde as pessoas vêm para pegar livros e irem embora, mas um ambiente onde as pessoas possam ficar, ter uma atividade cultural voltada para elas e nessa semana, em especial, voltada para as crianças”, explica. Para participar da atividade desta terça, além da comunidade, estiveram presentes alunos do Instituto Infantil Seara de Luz.

Sônia Maria Teles estava na biblioteca acompanhando o neto Gabriel, de 7 anos de idade. Empolgado, o garoto estava ansioso para fazer seu cadastro e começar a pegar livros para levar para casa e ampliar seu conhecimento. Ele aproveitou e participou da atividade da semana da criança. “Acho muito interessante incentivar a leitura. Ele é muito inteligente e gosta muito de ler”, conta a avó orgulhosa.

Além das atividades preparadas especialmente para a semana de 14 a 18 de outubro, o local está com a exposição: “Monteiro Lobato e o universo maravilhoso do sítio”, emprestada pela Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. Diversos clássicos do acervo da biblioteca estão disponíveis para leitura e na sala de informática estão sendo exibidos episódios da série e o filme “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

“Temos um acervo muito grande sobre o autor. Encontramos coleções do Monteiro Lobato de 1969, por exemplo, e também coleções atuais. Então pensamos que seria interessante trazer essa exposição, que é emprestada, e mostrar o acervo que a própria biblioteca de Santa Luzia tem sobre esse autor”, explica.

A exposição segue até o dia 7 de novembro e é aberta ao público. Escolas que tiverem interesse de levar seus alunos devem agendar as visitas. E para a Semana da Criança ainda haverá o encontro com as autoras Nathany Teixeira, Rosilene Alves e Melissa de Sá na quarta-feira (16), teatro de fantoches e oficina de marcadores de livros na quinta-feira (17) e cantigas de roda e brincadeiras cantadas com a professora Liliane Tibúrcio na sexta-feira (18). As atividades acontecem sempre às 14h.
Informações pelo telefone (31) 3641- 6694.