A celebração da entrega do diploma Antônio de Castro Silva foi instituída em 1990, através da Lei Ordinária nº 1359 de 29 de março de 1990, para compor a cerimônia do aniversário da cidade de Santa Luzia, a dar-se no dia 18 de março.
Por meio do Decreto nº 3076, de 02 de dezembro de 2015, a Comenda Castro Silva e as festividades do dia 18 de março foram instituídas como patrimônio imaterial de Santa Luzia.
A Comenda Antônio de Castro Silva foi criada para agraciar pessoas e grupos que prestaram serviços à cultura, ao ensino e à vida pública luziense; o nome que se dá a Comenda remonta a um dos benfeitores do município, homenageando assim a memória de Antônio de Castro Silva, que por muitos anos serviu a cidade através dos seus trabalhos na área da saúde, bem como enquanto prefeito.
Todos os anos há a comemoração do aniversário da cidade de Santa Luzia com uma missa solene seguida da entrega da Comenda
Acesse aqui o Registro Imaterial do Bem.
A partir do ano de 2023, ano subsequente ao Registro Imaterial do Bem, passou-se a produzir as fichas dos agraciados que podem ser consultadas pelo links abaixo: