Inicio » Cultura » O que é Diversidade Cultural?

O que é Diversidade Cultural?

9 de setembro de 2021

DIVERSIDADE CULTURAL

É o conjunto das diferentes culturas que existem no mundo. É importante sabermos que o conceito não se refere somente a uma amplitude macro de comparação, ou seja, a diferença da cultura de um país para outro, por exemplo; dentro de um mesmo país, ou mesmo cidade ou até bairro existe uma diversidade cultural que pode ser manifestada nas distintas crenças, tradições familiares, convívio em diferentes meios sociais, nos quais se aprendem vocabulários, códigos de conduta, vestimenta, etc.

Ao longo da história, o contato entre culturas diversas gerou inicialmente estranhamento, e depois criou novos paradigmas e compreensões do mundo. Quem não se lembra de quando os portugueses chegaram ao Brasil e se depararam com os indígenas que aqui moravam? Ou quando os europeus chegaram à China, Japão e descreveram deslumbrados outros sistemas de vida?

Aqui no Brasil temos uma grande riqueza de diversidade cultural, posto que somos fruto da mistura de vários povos ao longo dos séculos; diferentes culturas da África aqui se instalaram por meio dos escravos de várias regiões para cá transportados; assim mesmo ocorreu com os ameríndios e os europeus; não foi somente o português que aqui se instalou, mas o holandês, alemão, francês, inglês, etc.

E isto fora os de outros continentes, como a Ásia, por exemplo! Tem-se uma lição que deve ser tirada de todos esses confrontos milenares, é que o respeito precisa mediar toda e qualquer relação, até mesmo para que haja uma melhor compreensão entre as partes.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252