Inicio » Cultura » SECULT Santa Luzia (MG) e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) se reúnem para tratar das obras de restauro dos imóveis tombados e inventariados no município; edital Viva Luzia entra na pauta

12 de abril de 2021

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia (SECULT) e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) abriram a jornada laboral desta semana (12/04) logo cedo.  O início do encontro foi marcado pela apresentação da secretária de Cultura e Turismo, Joana Coelho. “Trabalharemos de forma conjunta em prol da preservação e manutenção da história e memória do povo luziense”, enfatizou a gestora.

Na sequência, após leitura e aprovação da última ata em aberto, foi dado prosseguimento com as deliberações normativas do COMPAC, seguida pela aprovação da regulamentação do inciso IV do Art.75 da Lei Nº 3.978/2018, referente aos bens imóveis tombados ou inventariados de Santa Luzia. Na oportunidade, foi discutido o projeto de restauração do Solar Teixeira da Costa (Museu Histórico Aurélio Dolabella); as obras se iniciarão nos próximos meses de 2021.

Estiveram presentes na reunião a secretária Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia e presidente do COMPAC, Joana Maria Coelho; Marco Aurélio Fonseca e Maria Clara de Assis (SECULT), Mariana Borges (Desenvolvimento Urbano), Valquíria Dias (Secretaria de Educação), André Luiz Leite (Câmara Municipal), Neilson José da Silva (IFMG), Rosa Maria Werneck (OAB subseção Santa Luzia), Adalberto Mateus (Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia), Aparecida dos Santos C. Evangelista, Maria Geralda G. Carvalho (Associação Cultural comunitária de mulheres Quilombolas de Pinhões) e José Elio Gonçalves dos Santos ( Associação Comunitária Seara de Luz).

Viva Luzia: edital de chamamento público

Durante a reunião, foram tratadas as articulações para apoio à população no que diz respeito ao edital de chamamento público “Viva Luzia”. A proposta, alusiva aos 329 anos da cidade mineira, tem como objetivo a convocação de artistas/grupos culturais para apresentação, performance e ocupação dos equipamentos públicos da cidade ao longo do ano de 2021; o “Festival Viva Luzia” será promovido no formato online. A iniciativa será viabilizada com orçamento próprio da Prefeitura de Santa Luzia e todos os selecionados serão devidamente remunerados.

As inscrições para o “Viva Luzia” irão até o dia 03/05/21, às 17h. O resultado será divulgado em 30 dias a partir da data de encerramento das inscrições.

Para participar do edital de chamamento público “Viva Luzia”, os profissionais da arte e cultura deverão preencher o formulário: “Cadastro Permanente da Cadeia Produtiva da Arte, Cultura e Turismo”; o cadastramento é um pré-requisito.  A SECULT Itinerante irá auxiliar a população em ambos; confira as datas:

• 1º dia (20/04) – 09h às 12h: Praça da Juventude (Cristina B);
  • 1º dia (20/04) – 13h30 às 16h30: Praça da Savassi (Palmital);
  • 2º dia (22/04) – 09h às 12h: Praça Getúlio Vargas (Centro);
  • 2º dia (22/04) – 13h30 às 16h30: Praça do Bom Destino (Bairro Bom Destino);
  • 3º dia (27/04) – 09h às 12h: Praça da Capela do Rosário (Pinhões);
  • 3º dia (27/04) – 13h30 às 16h30: Praça do Teatro São Francisco (Taquaraçu de baixo);
  • 4º dia (29/04) – 09h às 12h: Praça da Capela Santo Antônio (Ribeirão da Mata);
  • 4º dia (29/04) – 13h30 às 16h30: Sede da Prefeitura Municipal (Bairro Frimisa).

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252