Para reforçar a importância da campanha ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou, às 9h da quarta-feira (18), na Praça da Juventude, bairro Cristina, o 1⁰ Ato de Repúdio ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. Durante o evento, foram feitas diversas atividades para chamar atenção pra essa causa. O ato contou com as parcerias das secretarias de Educação e de Meio Ambiente, Trânsito e Transporte.
O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 e é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo o território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
A unidade de referência de atendimento a esse público é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, que mantém funcionamento das 8h às 17h na Rua Paraná, nº 520, bairro São Benedito (fone: 31 3637-1824). Além disso, neste assunto também atuam os Conselhos Tutelares Sede (31 3641-5311) e Distrito (31 3737-4655). Ajude a proteger as crianças e os adolescentes contra o abuso sexual. Denuncie qualquer caso suspeito através dos fones acima ou no tridígito 153, da Guarda Civil Metropolitana, que funciona 24h por dia.