Ficou pronta e será reaberta ao público, após 10 anos desativada, a maternidade Raul Teixeira da Costa, que funcionará nas instalações do Hospital São João de Deus. A reinauguração, que será no dia 1º de setembro, representa um marco na história da Saúde de Santa Luzia. Até aqui, para dar à luz, as parturientes tinham de deslocar-se para fora do município, em geral para Belo Horizonte, fazendo com que o número de bebês nascidos na cidade – os luzienses – fosse restrito àquela minoria dos que nascem em casa ou no serviço de urgência.
A maternidade reabre com estrutura e proposta muito diferentes das originais: todas as instalações foram reformadas e toda a aparelhagem é nova e moderna. Quanto à proposta, o novo equipamento oferecerá a modalidade de parto humanizado, o que significa, dentre outros benefícios, que quem determinará a hora do parto será a mulher e não a agenda do médico. Mas o conceito vai muito além: a nova maternidade conta com três PPPs – salas de pré-parto, parto e pós-parto, nas quais as futuras mamães podem contar com todo o conforto, privacidade e uma estrutura projetada para o seu bem-estar. Poderão, inclusive, escolher entre o parto na cama, no banquinho obstétrico ou no chuveiro.
A previsão é de que a nova maternidade atenda a cerca de 200 partos/mês. Sua estrutura inclui 8 leitos obstétricos, bloco cirúrgico especializado (para os casos que exijam cesarianas), sala de observação, sala de cuidados intermediários, dispensário de medicamento e material médico e posto de enfermagem. E dentre os novos equipamentos constam incubadoras, respiradores, suportes avançados para recém-nascidos, ultrassons portáteis, monitores multiparâmetros e desfibriladores, dentre outros. A equipe médica, composta por pediatras, obstetras, enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem já está montada e a postos para a inauguração.
Ainda pelo conceito de parto humanizado, o hospital oferece às mamães carentes um kit enxoval de bebê composto por: fraldas, manta, bolsa materna, sapatinhos, body-calça e sabonetes – tudo fruto de doações. Acompanha, ainda a “caderneta da criança”, que além de ser uma cartilha para as novas mamães serve para anotar datas importantes, como consultas, retornos e vacinações. Agora, com a reinauguração da maternidade, o São João de Deus focará seus esforços na implantação de um centro de cirurgias ortopédicas, com o que alcançará a proposta apresentada pela Prefeitura quando de sua reabertura, em abril de 2020.
Doações para o kit enxoval do bebê podem ser feitas presencialmente ou pelo fone 31 3100-5000.