
Neste sábado, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma ação na estação do Move, em São Benedito, para conscientizar a população luziense sobre os riscos da doença e a importância da prevenção.
A mobilização abre as atividades do Dezembro Vermelho. Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Emanoela Cardoso Cotrim, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre uma das doenças que ainda não tem cura.
“Hoje estamos realizando essa sensibilização aqui no MOVE, onde estão sendo distribuídos preservativos, folders e sendo realizados testes rápidos para diagnóstico de HIV e Sífilis”, disse Emanoela. No local, também foram ofertadas vacinas contra febre amarela, tétano e hepatite B. Doze profissionais estiveram envolvidos no evento.
Ações como essa são urgentes, pois, apesar da grande quantidade de informações difundidas sobre a doença, o número de novas infecções por HIV está aumentando no Brasil. Segundo a Unaids – agência da ONU para assuntos relacionados à aids -, em 2000 estimava-se que o número de novos casos de HIV estava entre 29 mil e 51 mil. Em 2014, entre 31 e 57 mil. No Estado, entre 2010 e 2015, foram diagnosticados mais de 18 mil casos, tendência de crescimento progressiva de 10% ao ano.