Já está disponível, em todas as unidades básicas de saúde do município, a vacina contra a dengue para adolescentes de 10 e 11 anos. Na manhã desta quarta (28), acompanhamos a vacinação na unidade básica de saúde Frimisa, onde a adolescente Vitória aguardava para receber a imunização. “Não dói nada. Podem tomar a vacina sem medo. É importante para evitar a forma grave da doença”, disse animada depois de receber a primeira dose.
O município está seguindo todas as orientações e critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Para se vacinar é necessário que o adolescente esteja acompanhado dos pais ou um responsável (com autorização assinada pelos pais) e apresente o cartão de vacina e um comprovante de endereço.
A vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS), e será aplicada de acordo com horário de vacinação de cada UBS. Santa Luzia recebeu cerca de 5.600 doses da vacina, o que garante a imunização de aproximadamente 95% do público alvo inicial.
O esquema vacinal contra a dengue é realizado em duas doses, aplicadas em um intervalo de três meses. A determinação do Ministério da Saúde é que a população de 10 a 11 anos seja a primeira a ser vacinada contra a dengue.