Visando modernizar o atendimento dos munícipes, a Prefeitura de Santa Luzia recentemente distribuiu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, 87 tablets para os Agentes Comunitários de Saúde – ACSs e outros 24 para os Agentes de Controle de Endemias – ACEs, todos contendo programas específicos para a finalidade de cada categoria profissional quando no trabalho em campo.
Como parte do processo de implementação da novidade, os servidores receberam, ao longo de vários dias de outubro, um treinamento, ministrado por dois facilitadores da DataSys, empresa responsável pelo fornecimento dos equipamentos. Durante as palestras, que contou com o apoio de uma projeção, os profissionais aprenderam como gerir e operar os novos tablets, todos de última geração, e os programas, projetados para atender as necessidades da cada município.
Com a nova tecnologia, o trabalho de duraria cerca de 20 minutos, para o lançamento dos dados de uma família de 5 pessoas, por exemplo, é reduzido para 3 minutos, o que representa um enorme ganho em eficiência. Além disso, a cada visita, os equipamentos automaticamente georrefenciam a atividade, deixando registrado o local exato em que essa foi feita. Dados biométricos dos visitados, suas condições físicas, medicamentos, vacinas, necessidade de procedimentos… tudo é lançado do programa, que funciona offline, exigindo uma conexão com a internet apenas na hora de transferir os dados.
Uma nova seção de capacitação, essa para os agentes, tanto ACSs quanto ACEs que ainda não foram treinados, está prevista para o dia 13 de novembro próximo, outra segunda-feira.