Foi antecipado em uma semana, para a segunda-feira, dia 3 de abril, o início da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023 no Estado de Minas Gerais, que tinha seu lançamento originalmente marcado para o dia 10 de abril. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e visa a obtenção de melhores resultados na redução das complicações, das internações e da mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza (gripe), na população-alvo para a vacinação.
A campanha nacional de vacinação contra a influenza é realizada anualmente. Este ano, a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação. Dentre eles: crianças (6 meses a < de 6 anos), gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores, trabalhadores da Saúde, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente , caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade (com mais de 18 anos de idade), adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A vacina contra a influenza pode ser administrada concomitante a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a vacina contra a COVID-19. A previsão de término da campanha é para 31 de maio de 2023.