Inicio » Notícias » Aproximadamente 25 mil alunos voltaram às aulas hoje na rede municipal de ensino de Santa Luzia

Aproximadamente 25 mil alunos voltaram às aulas hoje na rede municipal de ensino de Santa Luzia

7 de fevereiro de 2022

Nesta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, voltaram às aulas presenciais cerca de 25 mil estudantes da rede municipal de ensino de Santa Luzia e instituições conveniadas, alunos do maternal 1 até o 9º ano do ensino fundamental. Na rede municipal são 34 instituições, entre escolas e UMEIs, que retomaram as atividades educativas com a presença das crianças (exceções são as UMEIs Nossa Senhora Aparecida e Alto São Cosme – a primeira por se encontrar em obras e a segunda por não estar ainda em funcionamento). Os professores retornaram ao trabalho no dia 3 de fevereiro, organizando as escolas para o retorno dos estudantes.

Para o regresso da garotada em tempos de pandemia todas as medidas de segurança necessárias foram tomadas. Reuniões foram realizadas com a presença de toda a equipe pedagógica para o repasse das informações pertinentes. Dentre as medidas de prevenção contra a covid-19 adotadas, foram disponibilizados manuais e transmitidas as orientações vindas dos governos estadual e federal.

Aos gestores escolares foi solicitado que orientassem as famílias quanto às medidas adotadas e que qualquer caso suspeito seja encaminhado para testagem nas UPAs ou UBSs da cidade. E também que todos os casos sejam relatados às secretaria municipais de Educação e de Saúde.

Na Escola Municipal Iracema Prado da Silva, que funciona dentro das dependências do SESC, o clima entre os 90 funcionários, 35 dos quais professores, era de alegria pelo retorno da criançada. Ali voltam às salas de aula 630 crianças de 3 a 6 anos, alunos do maternal e do 1º e 2º períodos. “Estávamos na expectativa , pois havia uma incerteza se haveria ou não a volta às aulas presenciais agora”, disse a diretora da instituição, Ednalda Schuliz. “Este retorno era muito esperado, porque a escola é referência para as famílias, e as crianças ficando em casa perdem o vínculo com os professores”, concluiu.

Na rede privada, as escolas têm autonomia para definir a data de retorno, desde que cumpram o calendário escolar de 200 dias letivos no ano. E na rede estadual, os estabelecimentos seguem as orientações e determinações da Secretaria Estadual de Educação, sendo que em muitos estabelecimentos os alunos só retornarão às aulas no dia 14. Na rede estadual ainda há vagas e o cadastramento das vagas remanescentes segue aberto até o dia 23 de fevereiro. Os pais interessados devem acessar o site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e inscrever seus filhos.