Becos e muros do Distrito de São Benedito estão ganhando vida nova graças ao trabalho de dez artistas luzienses, vencedores do edital (03/2021) do projeto “Nossos Becos, Nossas Histórias”, cuja proposta é levar alegria às pessoas através de pinturas e grafites – todos tendo como tema aspectos das relações sociais, como amor, incentivo, esporte, patrimônio municipal etc. A Iniciativa é da Prefeitura de Santa Luzia, através da secretaria de Cultura e Turismo.
O material foi cedido pela municipalidade e os trabalhos já foram iniciados, devendo estar concluídos ainda este ano. Dentre os dez pontos beneficiados, estão o Beco do Natal e o Beco do Canal, também muros do Núcleo da Melhor Idade e do Conselho Tutelar, todos no bairro Cristina. A Av. Brasília receberá atenção especial. “Este projeto terá desdobramentos”, esclarece a servidora da secretaria Maria Clara Assis. “Em 2022 haverá outros editais com o intuito de atender outros pontos”, revela.
A proposta de revitalização dos becos foi iniciada no ano passado, com a pintura da parte inferior do Beco das Flores, onde foi instalada a Calçada da Fama, que homenageou moradores luzienses que se destacaram em diversas categorias. Outro local já trabalhado foi o beco Itapioca, entregue em junho deste ano.