Foi assinada, na tarde da terça-feira (14), a ordem de serviço que autoriza a empresa vencedora do processo licitatório (010/2022, modalidade Tomada de Preços) a dar início às obras de construção do futuro Mercado do Produtor Rural de Santa Luzia, a ser construído no bairro Novo Centro – um equipamento público que possibilitará que o produtor rural luziense tenha um espaço adequado para a comercialização de suas mercadorias. A previsão é de que a obra esteja concluída em meados de fevereiro de 2023, a depender das condições climáticas.
Tendo dado a autorização para o início das obras, a Prefeitura agora discute, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, a concessão do gerenciamento do novo mercado. A alternativa mais provável é a de que a gestão seja entregue a uma cooperativa ou associação de produtores, a qual será responsável, por exemplo, pela distribuição e a disposição dos espaços entre os concessionários e pela limpeza do local, dentre outras atribuições.
Neste modelo de parceria, à Prefeitura caberia arcar com determinados custos operacionais, como água e energia elétrica, dentre outros. “Até o final das obras esta questão já estará definida, de forma a permitir que o novo mercado entre em funcionamento assim que a construção estiver concluída”, esclarece o secretário do Meio Ambiente, Wagner Silva da Conceição.
O Mercado do Produtor Rural será construído na Rua Sargento Carlos Roberto Vieira (Rua 9), no quarteirão entre a Rua Carlos Alberto Scaldini Garcia e as avenidas Selma Maria da Silva e Décio de Araújo; será constituído de um amplo galpão equipado com bancadas para os boxes e o terreno ocupará uma área de 5.630m2. A área total da edificação será de 486m2 e a área construída/pavimentada de 1.631m2. A expectativa é que com este novo mercado, que comercializará hortifrutigranjeiros e laticínios, haja um contato maior e mutuamente benéfico tanto para o produtor quanto para a população.