Fiscalização eletrônica de trânsito no Morro do Vésper começa a autuar nesta terça-feira (30)
Desde a última sexta-feira (26) os equipamentos de fiscalização eletrônica na Rua Francisco Tibúrcio de Oliveira, mais conhecida como Morro do Vésper, entraram em operação, registrando as infrações referentes ao excesso de velocidade e ao trânsito de veículos pesados.
Nesses primeiros dias, o radar funcionou em caráter educativo, para avaliar o comportamento dos condutores de forma geral e a compatibilização da velocidade local com a topografia da via. Portanto, todas as infrações registradas até a data de hoje (29) não serão validadas, garantindo-se a lisura dos procedimentos da administração municipal. Já as autuações registradas a partir do dia 30/08 (terça-feira) passarão a ter validade.
Durante o período de estudo, definiu-se por regulamentar a velocidade máxima na via, apenas no sentido Rua Direita, em 50km/h, de acordo com a velocidade média praticada, segundo registros do equipamento. No sentido contrário, a velocidade máxima admitida continuará sendo 40km/h.
Salienta-se que a velocidade regulamentada no trecho está definida em função da hierarquização viária, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro, especificamente nos artigos 60 e 61. A Rua Francisco Tibúrcio de Oliveira é classificada como coletora (Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo do Município de Santa Luzia – Anexo II), portanto, na ausência de sinalização de regulamentação de velocidade, deve ser considerada a velocidade de 40km/h. Trata-se ainda de acesso ao Centro Histórico da cidade, região de tombamento em função do patrimônio histórico cultural, o que reforça a justificativa por velocidades mais baixas, compatíveis com o uso do solo.
Neste final de semana, dias 27 e 28 de abril, será realizada uma obra de implantação de emissário de esgoto sanitário, na Avenida Brasília (próximo à ponte do Belo Vale).
Por isso, o acesso à ponte ficará interditado, das 7h de sábado às 19h de domingo.
É recomendável usar o desvio pelo bairro Baronesa.