Em uma iniciativa da Prefeitura de Santa Luzia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo realizadas, na Praça Catumbi, no São Benedito, ações de Práticas Integrativas e corporais, nas quais são ofertadas à comunidade atividades para o autocuidado e a promoção da saúde por meio de práticas de atividades físicas, fisioterápicas, de meditação e Tai Chi Chuan. Tais ações estão transformando a praça Catumbi em um local vibrante de bem-estar, de promoção da saúde e de inovação.
As aulas, realizadas em grupos e que combinam exercícios físicos com entretenimento e diversão, ocorrem todos os dias na semana, nas segundas, quartas e sextas às oito da manhã e nas terças e quintas às duas da tarde. São ministradas por instrutores da Equipe Emulti, que oferece apoio às Unidades Básicas de Saúde no município e é composta por profissionais de educação física, fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia, além de nutricionista e assistente social. O compromisso é oferecer práticas para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da comunidade.
“Nossa missão é proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, onde as pessoas possam se exercitar de forma segura e eficaz, além de receber orientação profissional adequada” explica Paulina Dias, psicóloga da equipe Emulti. Paulina conta que, a cada época comemorativa durante o ano, a equipe realiza ações de entretenimento e de lazer, como as ocorridas em 30 de junho, quando com os participantes da academia da saúde foi comemorada a festa junina. Estiveram presentes aproximadamente cinquenta pessoas.
A Equipe Emulti tem se destacado por sua abordagem integrativa em relação à saúde, as chamadas “PICS” – Práticas Integrativas e Complementares, as quais são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos corporais e tradicionais, voltados a prevenir diversas doenças como ansiedade, depressão, fibromialgia e hipertensão. A equipe também busca promover a educação nutricional adequada e o estilo de vida saudável.
Dentre as atividades de destaque estão o exercício físico e a fisioterapia para o fortalecimento corporal e melhora da saúde mental e da cognição, prevenção de obesidade, melhora a energia e disposição, prevenção de doenças cardiovasculares, redução do risco de queda e lesionamento, bem como a prática do Tai Chi Chuan e meditação, que ajudam na promoção de autorregulação emocional, redução de quadros de ansiedade e depressão, e promoção do bem-estar geral.
Esse programa tem sido elogiado pela eficácia e pelos resultados alcançados, ajudando os usuários a obter melhores condições físicas e emocionais. “Acreditamos que a atividade física e as práticas de Tai Chi Chuan e meditação são fundamentais para uma vida saudável e equilibrada”, conclui Paulina. Os interessados em participar devem obter um atestado para a realização de atividade física com o médico da unidade de saúde de referência e comparecer na Praça Catumbi nos dias e horário descritos.