Inicio » Notícias » Avança processo de regularização fundiária do bairro Isidoro

Avança processo de regularização fundiária do bairro Isidoro

12 de maio de 2023

A Prefeitura de Santa Luzia está em andamento com o processo de Regularização Fundiária das vilas Santo Antônio, Rosa Leão, Santo Antônio 2, Parcelamento Esparra e Ocupação Vitória (conhecidos popularmente como Ocupação Isidoro) e na manhã desta sexta-feira (12), líderes comunitárias da região estiveram no gabinete do prefeito para uma nova fase de tratativas. Agora, os moradores farão a escolha dos nomes das ruas para a oficialização dos logradouros, processo importante que permitirá a regularização das vias, com numeração das casas e em seguida a realização do cadastro social das famílias.

“Esse processo dará dignidade para essas famílias”, destacou o prefeito Pastor Sérgio. Atualmente a Cemig e a Copasa já estão atuando no local, promovendo a instalação de rede elétrica, com colocação de postes, entre outros serviços e a expansão da rede de fornecimento de água e tubulação para captação do esgoto sanitário. “Após o cumprimento de todas as etapas técnicas pertinentes à Leia 13.465/2017, seguiremos com os procedimentos de titulação perante o cartório de registro de imóveis.”, explica o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Marlon Resende.

Paula Cristina (Paulinha) e Renata Oliveira são as líderes comunitárias que estiveram presentes no encontro na prefeitura. Elas contam que esperam por esse processo há mais de 10 anos. “É um repiro. Depois de tanta luta estamos vendo chegarem as melhorias para a comunidade”, disse Paulinha emocionada. “É a recuperação da dignidade”, completou Renata, concordando com a fala do prefeito.

No local há cerca de 60 ruas que agora serão regularizadas. Outra proposta da secretaria municipal de Habitação e Regularização Fundiária é retomar o nome oficial do bairro. As moradoras contaram que a região chamava-se originalmente Isidora, em homenagem à sua antiga moradora, uma mulher escravizada que após ganhar a liberdade recebeu uma parte da fazenda. Porém, por não ter herdeiros, com o seu falecimento a região teria ficado abandona. “Vamos estudar a possibilidade”, garantiu o secretário Marlon Resende.

Além do prefeito e do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, o representante da secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Júlio César Cesário de Oliveira também esteve presente na reunião.

Para mais informações sobre o processo de regularização fundiária ligue para (31) 3641-5264.