Inicio » Notícias » Campanha Janeiro Branco faz alerta sobre saúde mental

Campanha Janeiro Branco faz alerta sobre saúde mental

18 de janeiro de 2021

Em tempos de pandemia, a Campanha Janeiro Branco (criada por um grupo de psicólogos mineiros em 2014) assume ainda mais relevância no processo de conscientização sobre as doenças psicológicas.

O ano de 2020 foi atípico e, certamente, terá reflexos na saúde mental da população mundial. “A pandemia trouxe mudanças na rotina da população impostas pelo isolamento social, por isso é essencial buscar ajuda profissional caso apresentem sintomas físicos que impactem o cotidiano, como sensações de angústia, sentimentos de não pertencimento, dificuldades para se relacionar e desinteresse pelas atividades cotidianas”, frisa a Coordenadora do Serviço de Saúde Mental luziense, Adenísia Araújo.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Esta é a 8ª edição da campanha Janeiro Branco, com o tema “Todo Cuidado Conta”. A ação deste ano busca promover um pacto pela saúde mental em meio à pandemia da covid-19.