Inicio » Notícias » Campeonato de ferrageamento aquece Encontro Nacional de Muladeiros

Campeonato de ferrageamento aquece Encontro Nacional de Muladeiros

23 de junho de 2024

As forjas aqueceram a impressionantes 1800ºC e a batida dos martelos nas bigornas ecoou pelo Parque de Exposições da Fazenda Boa Esperança neste domingo (23). Ferraduras moldadas com precisão dominaram o Campeonato de Ferrageamento, parte do 1º Encontro Nacional de Muladeiros de Santa Luzia, que se encerra amanhã, segunda-feira.

O campeonato, que exigiu tanto habilidades de forja quanto de moldagem, foi um espetáculo de técnica e tradição. Os competidores utilizaram uma variedade de ferramentas, incluindo pinças, grosas, escovas de aço e a única ferramenta elétrica permitida, uma esmerilhadeira, para o primeiro corte das barras de ferro. Cada participante trouxe seu próprio ferramental.

Dividido em duas etapas de uma hora cada, com uma pausa de 10 minutos entre elas, o certame desafiou os competidores a fabricar duas ferraduras por etapa. As ferraduras, feitas de aço 1015, foram moldadas sob medida para os cascos dos equídeos, levando em conta a diferenciação entre as “mãos” e os “pés” dos animais.

O evento contou com a participação de três concorrentes, coincidentemente um para cada uma das três categorias: iniciante, intermediário e aberta. Na categoria iniciante, Carlos Henrique dos Santos, de Santa Luzia, mostrou suas habilidades emergentes. Gutemberg Menezes, também de Santa Luzia, representou a categoria intermediário. Na categoria aberta, Darlan Souza, que viajou quase 900 km de Alexânia, Goiás, demonstrou sua experiência de quatro anos na profissão, e comentou sobre o campeonato: “Bom demais, é cabeceira!”, misturando os dialetos mineiro e goiano.

A avaliação foi realizada pelo instrutor Aíton Ferrador, com 10 anos de experiência, que também ministrou um curso de ferrageamento nos dois dias que antecederam a disputa. Cada um dos competidores foi coroado campeão em sua categoria, com as seguintes pontuações: Carlos Henrique (22/24), Gutemberg (38/44) e Darlan (77/68).

Os vencedores receberam troféus e brindes, incluindo discos de corte e escovas de aço importados. O público presente também se encantou: “Estou admirando muito. Olhando eles fazerem, a gente aprende”, disse o sitiante luziense Lázaro Horta Lara, de 74 anos.

A festa no Parque de Exposições segue até amanhã, com uma programação diversificada. Hoje à noite, os shows de João de Souza & Bonifácio, Deu Samba e a atração local Débora Ramos animarão o público a preços populares. Amanhã, segunda-feira, o evento se encerra com um grande show gospel, à noite, do cantor e compositor evangélico Paulo Cesar Baruk, com entrada franca.

Prestigie a Cultura de Santa Luzia: compareça e leve a família.