Inicio » Notícias » CAPS Santa Luzia realiza exposição de artes feitas pelos pacientes

CAPS Santa Luzia realiza exposição de artes feitas pelos pacientes

14 de maio de 2024

Em mais um evento em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, e cujas festividades se estenderão por todo o mês, foi aberta na tarde da segunda-feira (13), nas dependências do CAPS Adulto “Maria José Sabarense”, na Fazenda Boa Esperança, a exposição de trabalhos realizados nas oficinas terapêuticas por pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS adulto e infantil de Santa Luzia.

A mostra, que irá até o dia 31 de maio, reúne desenhos, pinturas, colagens e artesanatos produzidos por 20 artistas, pacientes do CAPS, e tem por tema “Do rio ao mar, somos os povos que navegam em confluências contra os genocídios para a Justiça triunfar”. Do evento fazem parte também painéis, banners e vídeo com depoimentos mostrando o histórico da luta pela saúde mental em Santa Luzia.

“Além do público em geral, a mostra será visitada por alunos e professores de faculdades de Belo Horizonte, de escolas de enfermagem de Santa Luzia, por familiares e pacientes”, disse a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Santa Luzia, Adenísia do Carmo Silva Araújo.

Para a sexta-feira, dia 17 de maio, está programada a ida de uma comissão de 25 pessoas ligadas ao CAPS Santa Luzia ao desfile anual pelo Dia da Luta Antimanicomial, a ser realizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, para o qual é esperado um público total de cerca de 3 mil pessoas, vindas de todo o estado. O CAPS de Santa Luzia atende mensalmente cerca de 5 mil pacientes, sendo 4 mil adultos e 1 mil crianças.