A Prefeitura de Santa Luzia através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania atende na Casa de Acolhimento Institucional Provisório, adultos com idade superior a 18 anos completos. Podem se acolher no local pessoas em situação de rua e migrantes, sendo que a equipe se responsabiliza a realizar os encaminhamentos necessários, aproximando, monitorando e possibilitando o início da construção do processo de saída dessa condição para uma nova perspectiva.
A partir daí, desenvolve-se oficinas, com objetivo de transformar o que é tratado como lixo, em artesanato, por meio da arteterapia, com a reciclagem de lixo urbano, como pedaço de madeira, garrafa pet, vidros, caixotes, jornais, papelões, dentre outros utensílios que seriam descartados.
A expectativa é gerar um projeto de Geração de Renda, com o intuito de oferecer integração social e profissional a pessoas em situação de rua, através de oficinas de artesanato e exposição de peças. Outro fator contribuinte, para socialização do morador de rua, é que ele vê o valor do que produz e sabe que, o que aprende e faz, tem resultado e retorno financeiro, o que o faz se sentir de novo parte da sociedade.