Inicio » Notícias » Centro Municipal de Educação Integral e Integrada deverá ser inaugurado ainda este mês

Centro Municipal de Educação Integral e Integrada deverá ser inaugurado ainda este mês

7 de março de 2022

Um novo equipamento educacional que deverá abrigar em salas de aula até 4 mil crianças em período integral está em vias de ser entregue à população de Santa Luzia. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está acelerando as obras e planeja inaugurar no dia 29 de março o novo Centro Municipal de Educação Integral e Integrada, que está tomando forma nas amplas dependências da antiga Facsal, na Avenida Beira-Rio.

O novo centro irá agrupar, num mesmo local, alunos de 7 a 14 anos de todas as escolas da rede municipal de ensino para que complementem, no contraturno, seu ensino fundamental. Assim, crianças que frequentam a escola no período da tarde permanecerão no novo centro de educação integrada das 7h00 às 11h00 e, por sua vez, as que estudam no período da manhã irão para lá à tarde, das 13h30 às 17h. No novo centro serão fornecidas 4 refeições diárias, preparadas no local, e o transporte destes estudantes, a partir dos vários pontos da cidade, será feito gratuitamente por ônibus escolares.

O prédio, que por 20 anos abrigou faculdades, foi adquirido pela Prefeitura em outubro de 2021 especificamente para este fim. No início, serão instalados no imóvel 318 alunos, de 4 escolas: Luíza Rosália Diniz Kentish (Industrial Americano), Maria José de Brito Carvalho (São Cosme), Etelvino Souza Lima (Córrego das Calçadas) e Dom Pedro II (Taquaraçu de Baixo). Posteriormente, virão os estudantes das outras 23 escolas municipais da cidade e para o futuro está prevista, ainda, a instituição no local de cursos noturnos profissionalizantes.

O imóvel adquirido pela Prefeitura consiste em um terreno de 50 mil m2, fartamente arborizado, tendo ao centro um prédio que abriga 90 salas de aula além de completa estrutura para a realização de atividades pedagógicas, culturais, esportivas, artísticas, lúdicas e recreativas: auditório para 380 pessoas, sala multimídia, estúdio de áudio e vídeo, cozinha e biblioteca, dentre outras dependências. Na parte externa, piscina semi-olímpica, quadra poliesportiva e estacionamento para 500 veículos.

Os trabalhos de adaptação estão em curso, com recuperação dos banheiros, instalação de nova iluminação, limpeza da piscina, eliminação de algumas paredes, além de pintura, poda e capina. Numa segunda etapa, deverá ser construída uma cobertura sobre a quadra, a qual abrigará também um octógono para lutas, constituindo dessa forma um mini-ginásio. “Quando uma cidade se preocupa em promover a educação integral e integrada de seus alunos, com certeza está contribuindo para que vários jovens saiam das ruas e deixem o trabalho informal – principalmente o trabalho infantil”, disse o secretário municipal de Educação, Ermelindo Martins Caetano, que na tarde da segunda-feira (7) estava no local inspecionando as obras.