Inicio » Notícias » Chega a Santa Luzia a profilaxia pré-exposição de risco à infecção pelo HIV

Chega a Santa Luzia a profilaxia pré-exposição de risco à infecção pelo HIV

2 de fevereiro de 2023

Um novo serviço encontra-se à disposição da população luziense, especialmente aos pertencentes aos grupos de risco da infecção à síndrome da imunodeficiência adquirida – AIDS: a profilaxia medicamentosa para a prevenção dessa doença. A medida preventiva consiste na administração de medicamentos antirretrovirais (ARV) orais para a redução do risco de se adquirir a infecção pelo HIV, estratégia que se mostrou eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir essa infecção.

O novo serviço foi implantado, pela Secretaria Municipal de Saúde, no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento do Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto e está disponível a todos os que manifestarem interesse na prevenção ou que se enquadrem nos grupos de risco: homossexuais, profissionais do sexo, pessoas com vários parceiros eventuais, que pratiquem sexo sob o efeito de drogas ou que tenham histórico de doenças sexualmente transmissíveis. Para submeter-se ao tratamento profilático, é necessário ser maior de 15 anos e ter peso igual ou superior a 35kg.

O esquema disponível para uso na profilaxia é a associação em dose fixa combinada dos antirretrovirais fumarato de tenofovir desoproxila (TDF) 300mg e entricitabina (FTC) 200mg, associados a outras medidas preventivas não medicamentosas. As consultas podem ser agendadas presencialmente ou via contato telefônico: 3649-6868 / (31) 99280-1146. Endereço: Av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho, 22-Centro / Santa Luzia (Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto). Cuide da sua saúde!