Como parte das atrações do projeto Circuito de Cultura no Interior, que pela primeira vez vem a Santa Luzia, foi exibido ontem à noite, no Largo da Matriz, o longa-metragem “A Invenção de Hugo Cabret”, do diretor norte-americano, vencedor do Oscar, Martin Scorsese. O filme foi campeão de indicações ao Oscar em 2012, dos quais venceu 5. É a primeira incursão do diretor, mestre dos filmes violentos, no universo das crianças. Numa noite não muito fria, acomodadas nas escadarias da velha Matriz mais de 150 pessoas se divertiam ao acompanhar o desenrolar da trama, produzida com recursos de 3D e exibida num grande telão.
O Circuito de Cultura no Interior é realizado pelo CIRC – Centro de Intercâmbio e Referência Cultural e Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da Soluções Usiminas e apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Santa Luzia. “Estamos trabalhando já há três semanas em Santa Luzia, para materializar esta e outras apresentações, como oficinas e espetáculos”, disse Jacqueline de Castro, representante da Pop Produções, empresa responsável pela exibição do audiovisual, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A novidade agradou aos luzienses: “Estou achando o máximo, porque muita gente não vai a Belo Horizonte para assistir a uma sessão de cinema. E o local que escolheram aqui é ótimo”, disse Isabela Lorene. Opinião semelhante à de André Luiz de Paulo, que trouxe a filhinha de 6 anos, Ana Valentina, para divertirem-se juntos: “Isso faz a diferença, por ser um programa familiar e uma boa atividade externa”. Entre maio e junho, a mostra itinerante estará passando por Santa Luzia, Itatiaiuçu e Ipatinga.